Padronização, documentação, gestão de obras civis e utilização do sistema OrçaFascio
A segunda turma do curso “Orçamentação de obras civis na universidade – padronização, documentação e utilização do sistema OrçaFascio” concluiu suas atividades nesta quarta-feira, 17 de setembro de 2025. A iniciativa, aplicada pela Coordenadoria de Projetos (CPROJ) em parceria com a Diretoria Geral de Administração (DGA), visa fortalecer a qualificação dos profissionais da área de contratação de obras na Universidade.

A capacitação foi realizada nas dependências da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) e ministrada pelos tecnólogos Maria Teodora Ioti (DGA) e Sérgio Adriano Bizello (CPROJ). O treinamento destacou as particularidades das contratações de obras e serviços de engenharia, tema de grande relevância para as áreas técnicas de diferentes Unidades da Universidade.
Com foco na legislação de licitações, padronização documental e uso da ferramenta OrçaFascio – recentemente adquirida pela Unicamp para as Unidades interessadas –, o curso capacita engenheiros, arquitetos, tecnólogos e técnicos da construção civil para atuarem de forma mais eficiente na elaboração dos documentos da fase preparatória, de orçamentos e na organização dos processos de contratação de obras públicas.
A elaboração dos documentos da fase preparatória é objeto das Oficinas oferecidas pela DGA à toda a comunidade. Nesta edição, o curso destacou as particularidades das contratações de obras e serviços de engenharia.
A ferramenta OrçaFascio já vinha sendo utilizada pela CPROJ e pela DEPI, trazendo agilidade, precisão e economia à orçamentação de obras civis. Agora, com a expansão do seu uso para outras Unidades da Universidade, a capacitação técnica torna-se essencial para garantir a padronização das informações e a qualidade dos dados necessários para a viabilização dos contratos.
A próxima turma está prevista para novembro e novas inscrições estarão disponíveis em breve na plataforma da Educorp.