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Ofício DGA n° 119/2025, de 7 de agosto de 2025

Campinas, 7 de agosto de 2025.

OFÍCIO DGA nº 119/2025

Assunto: Estratégias de atendimento das demandas de TIC enquanto não há contratações centralizadas que atendam toda demanda da universidade.

Sr. Diretor Executivo de Administração,

A Lei de Licitações nº 14.166/21 trouxe a obrigatoriedade de implementação de Central de Compras.

A implementação da centralização na Unicamp depende, essencialmente, do Planejamento e da organização das demandas comuns pelas áreas técnicas ou Comissões designadas.

No caso de itens de TIC, a DETIC, como responsável pela governança de TIC na Universidade, assumiu a responsabilidade pela análise técnica e planejamento das contratações de TIC.

Desde a implementação da centralização a partir de 01/01/2024, foram realizadas as seguintes licitações de materiais:

  • Ata de RP de equipamentos All In One, piloto CAISM
  • Televisores – piloto CAISM
  • Instashow – piloto CAISM
  • Locação de 1.000 computadores – piloto DETIC
  • Edital Access Point – contrato em execução

Outras demandas de licitação Unicamp

Em andamento na DGA:

Materiais

  • Processo nº 01-P-22643/2024
    Objeto: Aquisição de firewall para segurança do hospital.
    Status atual: Encaminhado à área técnica para suplementação de recursos em 05/08/2025 – após análise jurídica.
  • Processo nº 01-P-2339/2025
    Objeto: Registro de Preços para aquisição de equipamentos de rede local (comutadores/switches Ethernet).
    Status atual: Sessão agendada para 21/08/2025 (pós-adendo).
  • Processo nº 01-P-40738/2024
    Objeto: Aquisição de equipamentos de rede do tipo appliance.
    Status atual: Encaminhado à área técnica para suplementação de recursos em 14/07/2025 – após análise jurídica.
  • Processo nº 01-P-14961/2025
    Objeto: Aquisição de aparelhos telefônicos VOIP.
    Status atual: Sessão agendada para 19/08/2025.
  • Processo nº 01-P-18110/2025
    Objeto: Registro de Preços para aquisição de periféricos de TIC.
    Status atual: Encaminhado à Procuradoria Geral em 26/06/2025.

Serviços

  • Processo nº 01-P-35478/2023
    Objeto: Contratação de serviços especializados em lançamento de cabos ópticos para ampliação da infraestrutura de TIC do CECOM.
    Status atual: Em análise jurídica – encaminhado em 20/03/2025.
  • Processo nº 01-P-35199/2024
    Objeto: Contratação de serviço de locação de equipamento de registro e controle (sistema de controle de acesso e registro) – modernização do Smartcard.
    Status atual: Encaminhado à área técnica em 22/11/2024, após análise jurídica.
  • Processo nº 01-P-22620/2024
    Objeto: Contratação de serviços de infraestrutura de rede de dados, incluindo construção de rede de dutos e caixas de passagem, lançamento, manobra, conectorização e testes de cabos.
    Status atual: Encaminhado à área técnica para manifestação em 26/06/2025 – fase recursal.

Na Fase preparatória – Detic

  • Edital de Notebook, Desktop e Monitor – Elaboração de documentação da fase preparatória

Prodesp

Em outra frente, a Detic optou por participar de atas realizadas da Prodesp, para os seguintes itens:

  • Desktop (5 modelos) – sessão pública agendada para 07/08/25
  • Notebook (3 modelos) – Sessão pública agendada para 11/08/25
  • Tablet (2 modelos) – Licitação Concluída – DETIC está elaborando ETP para concluir formalização e poder liberar a utilização da ata da PRODESP
  • Scanner (3 modelos) – – Licitação Concluída – DETIC está elaborando ETP para concluir formalização e poder liberar a utilização da ata da PRODESP
  • Switch (7 modelos) – Licitação Concluída – DETIC está elaborando ETP para concluir formalização e poder liberar a utilização da ata da PRODESP
  • WebConf – Licitação Concluída – DETIC está elaborando ETP para concluir formalização e poder liberar a utilização da ata da PRODESP

Em função das licitações concluídas não atenderem todas demandas da Unicamp, e que algumas Unidades não podem esperar a conclusão das licitações, a DGA tem recebido solicitações pulverizadas de demandas de TIC.

Durante o ano de 2024, a DGA atendeu diversas demandas por dispensa e por licitação, que foram gerenciadas pelas próprias Unidades/Órgãos.

Considerando o planejado no PCA 2025 e o que a Unicamp já executou neste ano, em tese, não poderia adquirir materiais de TI por dispensa de licitação neste ano.

Apesar disso, em face da urgência, algumas demandas de 2025 foram atendidas por Dispensa:

Equipamentos adquiridos por dispensa:

Equipamentos adquiridos por dispensa

Acessórios adquiridos por dispensa:

Acessórios adquiridos por dispensa

Tendo em vista o risco de apontamentos pelo TCE/SP, foi acordado com a DEA que as solicitações seriam devolvidas para que as Unidades e Órgãos aguardassem a realização de licitações pela DETIC.

Porém, algumas Unidades informaram que não podem aguardar por outro lado em face do risco, essas demandas estão paradas com a DGA.

Equipamentos – em espera:

Equipamentos em espera

Acessórios – em espera:

Acessórios em espera

Para que as Unidades/Órgãos não fiquem desassistidos, sugerimos tratativas com DETIC, para análise quanto à possibilidade de organização dessas demandas para que a DGA realize contratações unificadas, ou definição de outra forma de atendimento/aquisição.

Para isso, é necessário compatibilização técnica dos Termos de Referência (TR) e, dependendo do valor, elaboração de Estudo Técnico Preliminar (ETP), atividades estas fora do escopo e competência técnica por parte da DGA.

Essas pendências se referem às contratações de materiais, mas sugerimos adotar os mesmos encaminhamentos para as demandas de contratação de serviços, que chegarem avulsas.

Em face do exposto, encaminho para análise e aguardo orientações para prosseguimento destas e novas demandas que chegarem na DGA.

Atenciosamente,

Lina Amaral Nakata
Diretora Geral de Administração

Diretor Executivo de Administração
Prof Dr. Flávio Henrique Baggio Aguiar

Universidade Estadual de Campinas

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