Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, em 10 de julho de 2025, o Termo de Credenciamento I, destinado a músicos interessados em atuar nas temporadas da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). A medida permitirá o credenciamento de profissionais para participarem de blocos de ensaios e apresentações organizados em diferentes programas da orquestra ao longo do ano.

A iniciativa é conduzida pela Diretoria Geral de Administração (DGA), com o apoio da OSU, e representa um avanço significativo na forma como a Universidade gerencia as demandas da sua orquestra institucional. Por meio da modalidade de contratação prevista na Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/21), o processo nº 01-P-43094/2024 inaugura uma nova estratégia de vinculação de músicos à OSU: mais ágil, eficiente e alinhada com as necessidades artísticas da instituição.

A Orquestra Sinfônica da Unicamp é um dos principais braços culturais da universidade, contando com músicos de excelência, reconhecidos nacional e internacionalmente. No entanto, a dinâmica da OSU exige, com frequência, a convocação de instrumentistas específicos para compor formações variadas de acordo com o repertório. O curto prazo para essas demandas e a limitação orçamentária sempre foram desafios para a contratação pontual desses profissionais.

Unicamp publica Termo de Credenciamento para músicos da Orquestra Sinfônica

O Termo de Credenciamento surge, assim, como uma solução estratégica: cria um cadastro prévio de músicos avaliados e habilitados, prontos para serem chamados conforme a necessidade de cada programa da orquestra. A medida beneficia não só a OSU e os músicos envolvidos, mas também toda a comunidade universitária, que poderá desfrutar de apresentações ainda mais ricas, com qualidade artística assegurada.

“A contratação pontual de músicos sempre foi um grande desafio para a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Muitas vezes, enfrentávamos prazos curtos e limitações orçamentárias que dificultavam encontrar profissionais disponíveis e com o perfil adequado para cada programa. Com a chegada da nova Lei de Licitações, conseguimos estruturar o Termo de Credenciamento como uma solução estratégica: agora temos um banco de músicos previamente avaliados e aptos a serem convocados conforme a necessidade, garantindo mais agilidade, qualidade e previsibilidade para a programação artística da OSU.”

Danilo Jorge Zanetti, Diretor Adjunto da DGA

A contratação de músicos colaboradores para os concertos da OSU sempre enfrentou uma combinação desafiadora de fatores: imprevistos, prazos curtos, recursos limitados e uma burocracia incompatível com a dinâmica de uma orquestra sinfônica profissional. Esses entraves comprometeram, em diversas ocasiões, não apenas a qualidade artística, mas também o  desenvolvimento das atividades acadêmicas da orquestra, dada a dificuldade de recomposição mínima do quadro de músicos em tempo hábil.

Com a implementação do Termo de Credenciamento, a OSU inaugura um novo capítulo em sua gestão. Esse instrumento representa um avanço significativo na valorização do trabalho da orquestra sinfônica, contribuindo para o pleno funcionamento e a busca contínua pela excelência artística do grupo. Acima de tudo, marca a profissionalização de um dos processos mais estratégicos da administração orquestral. Ainda em fase inicial, o credenciamento oferece uma alternativa mais ágil e juridicamente segura para assegurar a presença de músicos colaboradores qualificados em nossas temporadas, fortalecendo a atuação da OSU em seus três pilares fundamentais: artístico, acadêmico e institucional.

Cinthia Alireti, Regente e Diretora Artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp

Ir para o topo